Dicas para remover manchas de cola

As dicas para remover manchas de cola que se seguem, dependem dos locais onde elas cairam.

Dicas para remover manchas de cola de: acetato, fibra de vidro, raiom, seda, triacetato, lã.

Esfregue imediatamente a zona atingida (use um chumaço absorvente humedecido, e passe sobre a mancha, movimentando o chumaço do centro da nódoa para a parte exterior) com água. De seguida, aplique um removedor líquido e algumas gotas de vinagre branco. Cubra com um chumaço absorvente humedecido com o removedor de manchas líquido. Deixe imóvel enquanto estiver removendo as manchas. Troque o absorvente assim que absorver a mancha. Mantenha a mancha e o absorvente com removedor líquido de vinagre. Borrife o produto com água e repita a operação até todas as manchas serem removidas. Para manchas mais persistentes, use um detergente enzimático (siga as orientações da embalagem; cuidado, alguns detergentes não são projetados para ser usados em seda ou algodão). Cubra com uma flanela limpa embebida na solução e seque muito bem. Deixe actuar durante 30 minutos. Mantenha a área e a flanela húmidas e aquecidas, mas não deixe que a área húmida se espalhe. Quando toda a mancha for removida, enxague completamente com água e deixe secar.

Dicas para remover manchas de cola de: tecido acrílico, algodão, linho, modacrílico, olefina, poliéster, raiom e spandex.

Faça a imersão da peça manchada durante 15 minutos num litro de água quente misturado com 1/2 colher de chá de detergente e uma colher de sopa de vinagre branco (não use o vinagre quando lidar com algodão e linho). Deixe repousar durante 15 minutos e lave bem com água. Esfregue o algodão ou o linho somente com álcool isopropílico. Enxague bem e lave o mais cedo possível.

Como remover manchas de cola de:

acrílico, alumínio, asfalto, azulejos cerâmicos ou vítreos, cortiça, vidro, linóleo, tinta (fosca ou brilhante), plexiglas, poliuretano, pratos de porcelana, roupas de vinil, ladrilho de vinil e papel de parede de vinil.

Remova o máximo possível de cola com uma faca, canivete ou espátula. Limpe a superfície com um pano ou uma esponja humedecida com água morna e sabão. Lave bem e deixe secar.

Como remover manchas de cola de: tijolo, concreto, azulejo,
granito, calcário, ardósia e chão de mosaico.

Raspe cuidadosamente (use uma ferramenta chata para suavemente desprender excesso de sólidos ou manchas sobre crostas) para remover todo o excesso. Lave com uma solução de carbonato de sódio ou detergente (sabão, não) e água. Esfregue usando um pano ou uma escova de cerdas macias. Lave completamente com água e deixe secar ao ar livre.

Como remover manchas de cola de: reboco.

Limpe o excesso com um pano humedecido em água morna com sabão. Para remover todo o material seco, mergulhe uma escova de dentes húmida em removedor em pó e suavemente esfregue a mancha. Lave bem e seque com um pano limpo.

Como remover manchas de cola de: couro, camurça.

Esfregue de maneira muito suave para remover todo o excesso de material. Misture uma colher de sabão suave em água morna. Agite para produzir bastante espuma. Aplique apenas a espuma com a esponja. Enxugue com um pano limpo e seco. Repita a operação se necessário para remover todo traço de cola. Para as peças de couro, aplique limpadores de couro de óptima qualidade.

Como remover manchas de cola de: papel de parede.

Esfregue suavemente a cola com uma borracha natural. Use uma borracha natural pequena e macia para não rasgar o papel. Quando a cola for removida, limpe a área com um pano húmido com água limpa para remover todas as partículas da borracha.

Como remover manchas de cola de: madeira.

Misture detergente de lavar louça em água quente e agite para fazer bastante espuma. Mergulhe um pano
 ou uma esponja apenas na espuma e aplique. Enxague com um pano limpo húmido com água limpa. Dê polimento ou passe cera o mais cedo possível.

Em cima, fala-se neles. Mas será que os podemos fazer?

Removedor a seco:
Para fazer um removedor a seco, misture uma parte de óleo de coco e oito partes de solvente líquido para lavagem a seco. Esta solução deve ser guardada numa garrafa muito bem fechada, para que o solvente não evapore. Pode substituir o óleo de coco por óleo mineral, embora este não seja tão eficaz.

Atenção: cuidado com os solventes de lavagem a seco, pois são venenosos e podem ser inflamáveis.

Removedor líquido:
Para preparar um removedor líquido, misture uma parte de glicerina, uma de detergente de lava-louças e oito partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor líquido numa garrafa de plástico flexível.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.