Dicas para limpar o chão

Aspire o chão. Não varra. O próximo passo é identificar o tipo de chão que vai limpar. O chão pode ser de vários materiais (madeira, parquet flutuante, mosaico, tijoleira, pedra, etc). Cada um destes materiais apresenta características e aspectos diferentes, pelo que a limpeza a efectuar não deve de ser igual em todas as superfícies.
Use sempre detergentes indicados para cada tipo de chão. Verifique numa superfície de menor visibilidade a compatibilidade do produto com a superfície a limpar.
Antes de iniciar a limpeza de chão, dissolva bem o detergente em água, nas proporções indicadas na embalagem do produto (demasiada quantidade de detergente pode deixar marcas no chão).
Experimente vários detergentes até acertar. Um detergente normal pode cheirar bem e deixar o chão brilhante, enquanto o chão estiver molhado, mas já reparou no aspecto com que fica depois de seco?
Para o pavimento de madeira, deverá utilizar um detergente à base de cera. O detergente deverá ser colocado no balde com água bem quente. De qualquer forma, de vez em quando, compre uma cera específica para aplicar directamente no chão. Neste caso, lave o chão só com água e de seguida com o pano húmido, passe o detergente no chão. Só conta se estiver a lavar com os joelhos no chão e tenha atenção, pois passar ao de leve com o pano pode causar manchas.
Quando limpar chãos de madeira, leia atentamente as instruções na embalagem. A maioria dos detergentes para limpar madeira não é aconselhável para madeiras nobres.
Na limpeza do chão é aconselhável utilizar uma esfregona feita da mistura de algodão com outras fibras. Em comparação com esfregonas compostas apenas por algodão, demoram menos tempo a secar e são mais higiénicos.
Esta última técnica é utilizada em pavimentos de pedra mármore por exemplo. Este chão é mais exigente do que qualquer outro.
Para o chão de parquet, pode utilizar a mesma técnica da água quente, mas a esfregona tem de ficar bem enxuta, pois na realidade o material não é madeira verdadeira.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.