Dicas para limpar o seu fogão

fogão, fogao sujoLimpar o fogão. Lá vamos nós passar um mau bocado. Não é das tarefas mais desejadas como todos sabemos. Siga as dicas que se seguem, e esta tarefa não será tão pesada:

1) Coloque dentro do forno frio do seu fogão,
um prato contendo meia xícara (chávena em Portugal) de chá de amônia ou amoníaco (cuidado pois o amoníaco é tóxico). Feche imediatamente a porta do forno, deixando o produto atuar durante algum tempo. Aproveite esta pausa para a realização de outras tarefas. Retire o prato do forno e proceda à limpeza normal. O vapor da amónia ajuda na libertação da gordura e da sujidade.

2) Ao deixar o seu fogão arrefecer bem, antes de começar sua limpeza, fará com que seu esmalte não se desgaste.

3) Para limpar as partes que ficam diretamente em contato com o fogo, faça uma mistura de água com vinagre; nas partes grandes, molhe um paninho nesta solução e esfregue; assim as chamas permanecerão sempre azuis.

4) Os bicos de gás também ficarão a brilhar se neles se pingar, enquanto ainda quentes, algumas gotas de limão, esfregando-os com esponja de aço e sabão de coco.

5) Para as tampinhas, deixá-las um pouco de molho na solução de água, vinagre e sal; depois esfregar com esponja de aço e lavar.

6) Se o forno estiver muito quente na altura de colocar o bolo ou a torta no forno, introduza uma vasilha com água fria ou gelada, deixando alguns segundos. Retire-a então, e o forno poderá ser usado imediatamente.

7) Se derramou alguma coisa no forno, e esta se queimar, faça desaparecer o cheiro de queimado espalhando um pouco de sal no forno.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.