Como fazer a limpeza da sua cozinha

Limpeza da casa. Tarefa não remunerada, mas que dá um trabalhão imenso. Vamos focar a nossa atenção, não na casa toda, nem na casa de banho (banheiro) que normalmente é a divisão da casa, que todos apontam como a que gostam menos de limpar e que mais trabalho dá fazê-lo, mas apenas na cozinha.

Para a limpeza do lava-loiças (pia da cozinha), use detergente, cloro ou sabão neutro. Use os produtos misturados com água para limpar tampos de inox, sintético ou de granito. A secagem da pia é fundamental. Para remover o excesso de água que se acumula, use um rodo de plástico. Para matar as bactérias que se desenvolvem dentro do cano por baixo da pia da cozinha, utilize uma mistura de 2 colheres (sopa) de água sanitária e 1 litro de água.

Não guarde a esponja que utiliza na limpeza da cozinha, em cima do sabão. Depois de a usar, ela deve ser torcida e guardada num local seco. Para desinfetá-la, use a mesma mistura de água sanitária indicada para a limpeza da pia.

Os panos da cozinha (panos de prato) devem ser lavados sempre que estiverem muito úmidos. Lave-os separados da restante roupa. Para desinfetar os panos de prato, use água quente e a solução com água sanitária. Depois de secos, passe os panos com ferro bem quente.

Se a sua tábua de cortar carne é feita de madeira, livre-se dela. As ranhuras da madeira são um ambiente ideal para os microorganismos proliferarem. Prefira as tábuas de polietileno ou de vidro, que além de mais higiênicas são fáceis de limpar. Use uma mistura de água, detergente e álcool para a limpeza.

Quando decidir limpar os eletrodomésticos da sua cozinha, concretamente a geladeira (frigorífico) e o freezer (congelador), lave-os com um pano umedecido numa solução formada por 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio para cada 2 litros de água. Enxugue bem. Para limpar o lado de fora, use água e sabão neutro.

A limpeza do microondas é fácil. Por dentro, use um pano úmido com sabão ou detergente. Não utilize removedores. Para a parte externa do microondas, use um pano embebido em água e sabão neutro. Para finalizar, passe um pano seco, que também deve ser usado para limpar o painel de controle.

Limpe o fogão usando uma esponja ou um pano fino com água e sabão neutro. Depois de enxaguar, seque com um pano seco e macio. Remova com um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, a sujidade mais difícil. Nunca use removedores e produtos com soda cáustica.

Comece a limpeza dos azulejos da cozinha pelo rejunte, local
onde a sujidade se acumula mais. Retire a sujidade mais difícil com a ajuda de um estilete. De seguida, esfregue os azulejos com um pano embebido num produto de limpeza específico. Misture com água na proporção de uma medida de removedor para três de água. Depois que os azulejos estiverem secos, passe um pano para dar brilho.

Para a limpeza do chão (piso) da cozinha, esfregue bem a solução com água sanitária (2 colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água). Não é recomendado utilizar detergente ou sabão em pó com água sanitária, pois a mistura pode anular a ação desinfetante dos produtos. Se o chão não está muito sujo, deite oito gotas de detergente para cada litro de água e passe a mistura com um pano.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.