Aprenda a fazer a limpeza dos seus sofás

Comece por fazer a limpeza do seu sofá, utilizando o seu aspirador de pó. Deste modo, irá remover a poeira.

A impermeabilização é o método mais recomendado pelos especialistas para manter o seu sofá limpo e conservado. A técnica faz uso de produtos impermeabilizantes, reduzindo as possibilidades de o tecido acumular pó ou ser danificado por manchas.

Se o seu sofá apresenta manchas ou nódoas, o uso de alguns produtos simples podem ser eficientes para a sua remoção, como é o caso do detergente neutro juntamente com o pano húmido.

Independente do tipo de tecido, o ato de pulverizar um produto tira manchas sobre a superfície é uma medida que costuma funcionar com a sujidade mais difícil de remover.

Deve de limpar o seu sofá pelo menos a cada duas semanas (quinze dias). Os produtos e utensílios que serão usados distinguem-se de acordo com o tipo de tecido e as limitações do material. Antes de utilizar um produto de limpeza no seu sofá, procure conhecer o tecido do seu sofá.


O pano levemente humedecido é um grande aliado na limpeza.

Os sofás de tecido, com exceção dos que têm a etiqueta de “lavagem a seco”, podem ser lavados em casa com uma mistura de sabão líquido para lava-louças e um copo de água morna. É só aplicar a espuma no sofá esfregando com uma escova de cerdas macias e depois passar um pano limpo e húmido. Os sofás de vinil, podem ser limpos do mesmo modo que os de couro, ou com um produto criado especialmente para este tipo de sofás. Se pretende efetuar uma limpeza mais profunda é preciso usar produtos específicos, pois os revestimentos do mesmo costumam ser sensíveis a danos causados por produtos e procedimentos de limpeza inadequados. Para que essa limpeza seja feita corretamente a melhor opção é contratar uma empresa especializada.

Uma alternativa para a limpeza dos sofás de vinil, é usar bicarbonato de sódio num pedaço de pano, acompanhado por uma limpeza leve com sabão líquido para lava-louças. Nunca use óleo, pois este endurece o sofá.

Sofá de couro ou pele: a peça deve ser limpa apenas com água e um pano limpo de algodão para não comprometer a aparência do material. Para manter a pele do seu sofá em bom estado, hidrate-o tal como faz com a sua pele. Com um pano limpo e seco, esfregue o seu sofá com um vulgar leite ou creme corporal hidratante (Nívea, por exemplo). O couro dos sofás deve de ser limpo com sabão puro. Nunca use detergente. No caso de perder o brilho, é indicado a aplicação de um condicionador para restaurar a humidade. Especialistas recomendam o uso de espuma de uma solução feita de água morna com sabão líquido para lava-louças. Após esfregar levemente a espuma, limpar com uma escova de cerdas macias e, em seguida, enxaguar com uma esponja húmida. Para melhores resultados, antes de aplicar o creme corporal, remova a sujidade superficial usando um pano ou esponja ligeiramente humedecida e um sabonete hidratante.

Um sofá de camurça, requer uma limpeza mais cuidadosa, apenas com o uso de aspirador de pó. Em caso de manchas ou nódoas, a remoção pode ser feita com um pano de algodão humedecido com sabão neutro. Depois, remova o sabão do tecido com outro pano molhado, este com água gelada. Deixe secar de forma natural. Na limpeza de sofás de tecidos leves, primeiro use um aspirador de pó para remover a poeira, depois passe um pano limpo e seco sobre a peça, tomando cuidado para não danificar o tecido sensível. Para limpar o seu sofá de couro branco, utilize bucha vegetal ou de espuma, com um sabonete neutro ou de bebé. Em seguida, hidrate o couro com uma mistura de 3 copos de leite e 3 copos de água. Passe no sofá de couro e deixe secar.

Se o seu sofá apresenta manchas amareladas, utilize uma porção de quantidades iguais de glicerina e alcool. Depois hidrate o sofa com condicionador de cabelo. Nunca limpe com óleos e produtoa abrasivos, pois pode danificar o seu couro. Esta dica vale também para limpeza de cadeiras e pufs de couro branco.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.