Dicas para limpar o seu pc

De vez em quando, devemos de limpar o nosso computador. A sujidade é o principal inimigo da performance e da saúde dos componentes do nosso computador pessoal. Muitas das pessoas, não efectuam esta limpeza, por medo de estragar alguma coisa. Vamos dar uma ajuda, e tentar acabar com o mito da limpeza do computador.

Recomendamos que antes da limpeza do seu pc, tome as seguintes iniciativas:

1. Desligar o computador.
2. Remover a ficha da tomada.
3. Nunca usar água para limpar o interior da caixa do seu pc;
4. Nunca remova as teclas de um computador portátil ou notebook;
5. Trate os componenetes do seu pc com cuidado. São peças sensíveis.

Para efectuar a limpeza do seu vai precisar de:


* Três ou mais panos diferentes (panos que nao libertem pêlo);
* Cotonetes;
* Palito de dentes;
* Detergente;
* Água;
* Aspirador de pó;
* Pincel de cabo longo e cerdas macias;
* Secador de cabelo com ar frio;
* Folhas de jornal;
* Chave de fendas;
* Pinça;
* Algodão;
* Lata de ar comprimido (se possível).


Limpeza do teclado:

teclado sujoPara iniciar a limpeza deste componenete, parece meio pateta, mas comece por virá-lo ao contrário e sacuda-o. O grosso da sujidade irá sair devido à força descoberta por Sir Isaac Newton - a gravidade. Coloque uma folha de jornal por baixo para apanhar a sujidade. Passe o aspirador de pó sobre o teclado, de preferência com o adaptador com cerdas.

Se as suas teclas têm um pouco mais de sujidade, então misture um pouco de detergente com água e humedeça levemente um pano nessa solução. De seguida, passe o pano por cima das teclas (para remover a oleosidade dos dedos das teclas). Por último, passe um pano seco no teclado.

Operação Avançada de limpeza do teclado:

teclado sujoSe notar que o teclado do seu pc de secretária (desktop) está a falhar numa tecla específica, provavelmente é porque essa tecla tem sujidade no seu interior.

Para limpar o interior da tecla, vai ter de a tirar. Se tiver que tirar mais que uma, memorize a posição das mesmas. Se lhe facilitar a tarefa, faça um desenho ou tire uma foto. Munido com uma chave de parafusos, posicione-a de maneira a imitar uma alavanca e retire as teclas. Evite tirar teclas grandes, como a “barra de espaços”, “Enter”, “Shift” e “Caps Lock”, pois poderá ser difícil colocá-las novamente nos seus lugares.

Retiradas as teclas, utilize a lata de ar comprimido para facilitar o trabalho de limpeza. Depois, passe um pano levemente humedecido com a mistura de um pouco de detergente com água para remover a sujidade (use um cotonete para remover a poeira dos cantos que o pano não alcança). Após esta operaçao, seque o teclado com o secador, e recoloque as teclas.

Mouse (Rato):

Para limpar um rato óptico ou um de bolinha, basta humedecer levemente um pano com água.

Se a movimentação da seta do seu rato de bolinha não está a funcionar como costumava, então a explicaçao na maior parte das vezes está na sujidade dentro do rato.

limpeza rato optico sujoremover a sujidade, vire o rato ao contrário, para remover a bolinha (cuidado, ela é pesada). Depois, com a ajuda de um palito, use a sua ponta para retirar os resíduos nas roldanas do rato. Para remover a sujidade que se soltou, use uma pinça. Volte a colocar a bolinha dentro do rato, e feche o seu compartimento.

Limpeza dos Cabos Externos:

Humedeça um pano em água e detergente. depois da limpeza, seque os cabos com um pano seco.

Limpeza do Monitor:

A preocupação quando se faz uma limpeza do monitor, é não o riscar.

Pode limpá-lo com com um pedaço de algodão levemente umedecido, ou , em alternativa, com um pano igualmente umedecido. Seja qual for o método escolhido, passe um pano seco depois de limpar a tela.

Para limpar o resto do monitor, basta passar um pano levemente umedecido com água e depois secar com outro pano. No caso de o monitor estar muito sujo, pode-se usar aquela mistura de detergente com água no pano.

Limpeza do Gabinete ou caixa do pc:

Limpeza do exterior da caixa:

Desencaixe todos os cabos e use um aspirador de pó para aspirar a sujidade das entradas de ar (buracos). Passe um pano umedecido com a mistura água-detergente já referida anteriormente no resto da caixa do seu computador. Tenha cuidado para não deixar cair qualquer gota pelas entradas de ar. Líquidos e electricidade nunca se conjugaram muito bem! Cuidado.

Retire o excesso de detergente com outro pano umedecido, mas desta feita, só com água. Por último, com um pano seco, seque a totalidade da caixa. Em certos lugares (como ao redor do botão de ligar/desligar) poderá utilizar um cotonete, para limpar se achar que não será recomendável usar o pano humedecido.

Limpeza do interior da caixa ou gabinete do seu PC:

Esta é uma das partes do seu computador, que devem de estar sempre limpas. Uma das maneiras de verificar se esta é uma zona fortemente afectada pela sujidade, é utilizar um programa (por exemplo o Speedfan) para verificar a temperatura do seu processador no interior da caixa. Se a temperatura for demasiado alta, irá verificar que provavelmente o pproblema se deve à acumulação de lixo na ventoinha de refrigeração, ou sujidade no processador.

ventoinha pc sujaLimpe as ventoinhas de refrigeração com um pincel ou com o ar comprimido. Cuidado, por que se a ventoinha tiver muito pó, deverá proteger os seus olhos e nariz.

Tome precauções redobradas com a sua memória RAM (rectângulos geralmente verdes e cheios de linhas metálicas,).

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.